Dicas infalíveis para economia doméstica

Administrar o orçamento familiar, nem sempre é uma tarefa fácil. São muitos os desafios enfrentados pelas famílias para entrarem em um consenso, pois se a  economia individual já não é tarefa fácil, imagine manter uma organização em que todos concordem e participem?

Muitas famílias planejam a construção de um patrimônio e é difícil convencer os membros mais jovens da família de que a economia e planejamento do futuro são coisas importantes. Dentro desse contexto a educação financeira se destaca. E não é nada complicado no fim das contas, pois simples mudanças na rotina diária fazem toda a diferença.

 

Dicas infalíveis para economia doméstica
Fonte: Imagem Internet

Conheça algumas dicas infalíveis para alcançar a tão sonhada economia doméstica

Crie uma organização

Quando o assunto é a  organização financeira da família inteira, é importante saber exatamente a quantidade de dinheiro que chega. Faça uma planilha considerando o salário fixo e as rendas extras de todos os membros. 

Outro ponto importante é ter o controle dos gastos fixos, aqueles que não tem como fugir que são: contas de água, luz, telefone, gás, condomínio, etc. Como se trata de contas frequentes, fica fácil saber o valor e estabelecer uma rotina de gastos. 

Comece hoje

Não deixe essa organização para depois, principalmente se você sente que as contas andam um pouco descontroladas. Quanto mais cedo for feito um “diagnóstico”, mais rápido você irá alcançar o controle das contas familiares. 

Corte gastos

Uma boa dica para cortar gastos, é classificar as contas por grau de importância. A pergunta chave para se fazer nessa hora é: “eu realmente preciso disso?”. Dê preferência ao que realmente importa para o bem estar da sua casa e corte todo o restante. 

Faça pesquisas

Nunca compre nada sem pesquisar o preço antes. Isso ajuda a evitar aquelas compras por impulso e sem planejamento. É interessante lançar mão da tecnologia para essa tarefa. Se você está sonhando com a compra de uma televisão, por exemplo, basta pesquisar esse produto em diversas lojas e verificar onde é mais em conta.

Pague contas atrasadas

Sabe aquela dívida que se arrasta por meses? Está na hora de procurar negociar com a empresa, banco ou financeira ao qual você deve. Lembre-se que um “nome limpo” abre muitas portas para financiamentos futuros, e as  famílias endividadas não conseguem reservar para o futuro. Então resolva essa questão o mais rápido que conseguir. 

Reserve dinheiro

Após seguir os passos anteriores, é hora de analisar o dinheiro que sobrou e reservar para emergências. É muito importante as famílias manterem uma reserva, para possíveis imprevistos como doença e desemprego. Alguns especialistas afirmam que o ideal é  manter uma reserva para no mínimo 6 meses das despesas da casa. 

Compras no supermercado

Essa é uma questão de conflito para muitas famílias. É difícil economizar quando o assunto é alimento. Mas fique tranquilo que nós vamos te dar dicas para conseguir fazer compras no supermercado sem gastar mais do que deveria e ainda economizar uma grana.

  • Faça uma lista

Essa dica, não vale somente para as compras no supermercado, mas para qualquer aquisição que você for fazer. A lista permite que você compre somente o que é necessário. Fuja do hábito de comprar por impulso, compre somente o que for preciso ou que estiver planejado. 

  • Experimente novas marcas

Fuja do hábito de só comprar determinadas marcas. Sabemos que sempre há uma preferência em produtos mais eficientes ou melhores, porém, em alguns casos é possível garimpar e descobrir marcas mais baratas e produtos similares. Vale a pena fazer uma pesquisa. 

  • Vá sozinho

Vária pesquisas mostram que quando vamos às compras acompanhados, gastamos mais. Em algumas famílias, sempre tem um membro que gosta de comprar vários itens sem um planejamento prévio, então, evite sair para ir às compras, com que não tem o mesmo foco em economia que você.