Dicas para comprar o primeiro carro na juventude

O sonho da maioria dos jovens ao completar 18 anos é ter o primeiro carro, no entanto, as coisas são mais complexas do que parecem. Antes de tomar essa decisão, é importante saber a melhor forma de adquirir o seu primeiro automóvel, dicas e responsabilidades.

Para os jovens, o  carro é sinônimo de liberdade e independência, bem como, facilita a locomoção até a faculdade, trabalho e saídas com os amigos. Essa independência oferece mais qualidade de vida, pois muitas coisas são facilitadas.

carro
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, se o seu nome estiver com restrições no SPC ou Serasa, nãos será possível fazer o financiamento, pois este é o critério mais importante para iniciar a compra do seu automóvel. Sem nome limpo o pedido de crédito sequer vai para análise.

Na realidade,  quem está com restrição no nome, independente da entrada, renda, emprego ou outras condições, não vai conseguir financiar o seu carro sem limpar o nome antes. Se você não sabe como está a sua situação, procure o CDL da sua cidade. NO CDL você terá toda a assistência para verificar e tirar as restrições do seu nome.

Dicas

Análise de renda

Faça uma avaliação dos seus rendimentos, verifique se a sua vida financeira está devidamente organizada e apta para uma compra tão cara. Pois, o carro é um bem de alto valor agregado, que exige recursos não só para ser quitado como para ser mantido. Não vamos nos aprofundar muito no assunto, nesse momento. Faremos um destaque maior sobre como deixar as finanças mais equilibradas.

Pesquise os melhores valores e custo-benefício

Não compare apenas preços e modelos, mas também descubra quais são as melhores maneiras de poupar dinheiro para alcançar esse sonho. Analise também, as formas ideais de pagamento para poder ter acesso ao seu primeiro carro. 

Faça uma análise para descobrir se você está no momento certo para adquirir um carro ou se a prioridade ainda está em outras etapas do seu crescimento, como o pagamento de uma faculdade, por exemplo. Entretanto, observe que não é por não poder comprar um veículo agora, que você já não deva começar a guardar um dinheirinho para fazer isso em outra oportunidade. 

Idade mínima para financiamento de carro

Para fazer o financiamento do seu carro você deve pelo menos 18 anos. No entanto, pouquíssimos financiamentos são aprovados para pessoas com menos de 20 anos, a não ser que se consiga um avalista. 

O motivo de ser mais difícil aprovar financiamento para os mais novos é o fato de haver pouco histórico de compras, o que torna a análise dos bancos mais difícil. No caso dos mais velhos, o motivo é parecido com o do plano de saúde: quanto maior a idade, maior o risco.

Renda fixa

Para fazer o  financiamento do seu carro dos sonhos você também precisa ter renda comprovada. As pessoas que tem carteira assinada, o contracheque serve como comprovante.

No caso dos autônomos, é preciso comprovar renda, demonstrando a movimentação bancária. Para quem trabalha como um profissional liberai, como por exemplo os advogados, é preciso apresentar o decore para conseguir financiar carro.

Histórico de renda

Ter um história de bom crédito no comércio ajuda muito na aprovação no financiamento de carros, mas principalmente, ter um bom histórico com o seu banco.

Os bancos e financeiras têm sistemas interligados, por isso, comprar no crédito e pagar em dia é essencial para quem pretende financiar um carro no futuro.

Entrada

Atualmente, tem sido rotina o anúncio de lojas e concessionárias para a venda de carros novos, usados e seminovos sem entrada.

Boa parte dos bancos, não aprovam crédito no valor total do carro. O valor da entrada sendo maior, fica mais fácil de aprovar o financiamento e menores são as taxas de juros.