Programa ​Bolsa Família – Como Solicitar

Toda família que quer participar do programa Bolsa Família deve passar por 3 importantes passos, sendo o cadastramento, a seleção e o pagamento. Vamos explicar cada um desses passos.

Sobre o cadastro no programa Bolsa Família criamos um tópico específico, que está no final do texto e que vai te mostrar exatamente o que fazer e quem procurar na hora de obter informações sobre o programa.

Só que antes de saber disso, considere também os outros passos. A seleção dos participantes do programa Bolsa Família, por exemplo, é feita mensalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Essa seleção para participar do Bolsa Família usa como critérios a composição familiar e a renda de cada integrante da família, sendo que os dados devem estar todos incluídos nas prefeituras.

Quanto ao pagamento, que é o último passo para quem quer receber o benefício do Bolsa Família, se a sua família for a selecionada o valor será de acordo com o tipo de benefício para o perfil.

Quem pode participar do programa Bolsa Família

Entre o cadastramento no Bolsa Família e o recebimento do benefício existem requisitos básicos e obrigatórios para participar do programa. Portanto, ainda antes de saber como pedir para participar do Bolsa Família, confira cada um deles.

  • A família tem que estar incluída no CadÚnico
  • Aguardar a seleção do Ministério do Desenvolvimento
  • Gestantes precisam comparecer as consultas pré-natal
  • Gestantes também precisam participar de atividades educativas
  • Crianças devem ter o cartão de vacinação atualizado
  • Mulheres entre 14 e 44 anos precisam fazer acompanhamento médico
  • Crianças e Adolescentes precisam frequentar a escola

Tudo isso vai ser imprescindível para quem quiser participar do programa Bolsa Família. Sendo que existem vários tipos de benefícios disponíveis, como o básico, que é concedido a famílias em situação de extrema pobreza e apenas pobreza.

As famílias que estão em situação de extrema pobreza são aquelas que têm renda mensal de até 85 reais e que o auxilio recebido do programa Bolsa Família será de 85 reais mensais também.

Como Participar do Programa Bolsa Família

A forma mais simples de você pedir para participar do programa Bolsa Família é você se enquadrando em todas as faixas de renda que são definidas pelo Governo Federal, sendo de pobreza ou extrema pobreza.

Depois disso, o próximo passo é procurar o setor responsável pelo programa Bolsa Família na sua cidade, que pode ser a Prefeitura local, por exemplo. Só que geralmente as informações estão nos CRAs (Centros de Referências de Assistência Social).

Programa ​Bolsa Família

Ao buscar essas informações, você terá que fazer a inscrição no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal – o CadÚnico, tornando obrigatória a apresentação de documentos pessoais, como comprovantes e carteira de trabalho.

Esse cadastro no CadÚnico é que será o passo principal para você conseguir entrar no Programa Bolsa Família. Para isso, uma pessoa da família deve prestar todas as informações ao entrevistador.

Esses são os principais passos para quem quer participar do programa Bolsa Família, lembrando que qualquer dúvida pode ser tirada pelo telefone 0800-707-2003 (opção 5), que é do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Com informações da Caixa Econômica Federal